5 de fevereiro de 2014

Conversas de vida real.




Uma manhã sentado num banco de hospital, esperando uma consulta em Lisboa.
Entrei a falar com  outros  presentes o tema da conversa foi a situação da pobreza e 
doentes que, aquelas pessoas se encontravam, diz uma senhora tenho uma pensão de 
miséria inferior a trezentos euros, comi um pouco de pão já duro ao levantar-me e sai
para a  rua com quatro cêntimos, pois tive que pagar a minha renda de oitenta euros ficando
sem dinheiro, tinha esta consulta hoje e tive que entrar nos transportes sem titulo até aqui chegar,
pois tenho que ser operada em breve já ando de moleta sem poder.
Perguntei e como vai regressar a sua casa, que  não é perto daqui do hospital, respondeu a senhora,
de igual forma entrando no transporte e, se o fiscal aparecer que-me leve presa, pois ainda posso pedir ao 
guarda para me dar alguma coisa de comer.

Segunda conversa de outra senhora que estava por perto, estou na mesma condição na minha casa a fome 
começa apertar o dinheiro que temos mal dá para as despesas e tenho que comprar medicamentos para meu marido, para mim e, o dinheiro não chega para o comer, perguntei como fás a senhora, respondeu-me
faço uma panela de sopa para dar para muitos dias e, á noite passamos com um pouco de leite e pão e assim vamos para a cama. 
Caros leitores, lembrei me isto no país está a ficar igual se, não pior que nos anos quarenta finais da segunda guerra mundial.
Agora pergunto os nossos governantes podem estar tão indiferentes a tudo isto, que o povo está a passar?   
Pois na Irlanda, o salário mínimo ronda 1400€, na Espanha os 1000€, na França próximo destes números,   isto para não falar na Alemanha, que são os ricos da Europa, então só estes países é que são Europa?
Salário mínimo em Portugal, 485€ mensais é vergonhoso não acham senhores.   

Sem comentários:

Nota de Falecimento Rodolfo Leopoldo Belmonte dos Santos

A familia de Rodolfo Leopoldo Belmonte dos Santos informa todos os amigos do seu falecimento, no passado dia 29 de Março. As cerimonias fune...